O poder das frutas





Um relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde sobre nutrição e prevenção de doenças crônicas recomenda o consumo mínimo de 400g de frutas e verduras por dia - exceto batatas e outros tubérculos - para a prevenção de doenças crônicas. A ingestão de uma ampla variedade de frutas e verduras, segundo a OMS, assegura uma dose adequada de nutrientes essenciais à saúde. E há um detalhe interessante: o aumento do consumo de frutas e verduras também pode substituir o consumo excessivo de alimentos que contêm muita gordura saturada, açúcar e sal. Para obter bons resultados e os benefícios frutais, basta acrescentar uma fruta ou um suco natural em cada uma das cinco refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

E o melhor de tudo é que as frutas, além de colaborar para uma ótima qualidade de vida, também ajudam a combater o envelhecimento, devido à ação antioxidante. Frutas ácidas, como laranja, abacaxi e acerola, são ótimas para combater os radicais livres, que oxidam e envelhecem o organismo. Isso acontece porque as vitaminas, os minerais, as fibras e os flavonóides ajudam a manter a energia em níveis adequados, protegendo contra os efeitos da idade e reduzindo o risco de doenças.

Vitamina ou suco?

Para quem não gosta de consumir a fruta in natura, existem as alternativas das vitaminas e dos sucos naturais. Mas aí ocorre a dúvida: qual dos dois é mais nutritivo? Para manter as propriedades nutricionais, tanto o suco quanto a vitamina (seja ela feita com leite ou iogurte) devem ser preparados e consumidos imediatamente. Não é recomendável preparar uma jarra de suco ou vitamina pela manhã, com o intuito de utilizar na hora do almoço. Com a exposição ao ambiente e à luz, a vitamina C vai embora.

O suco pode ser uma opção mais nutritiva. Ele possui nutrientes mais concentrados, além de fibras. Nas vitaminas já existe a interação entre a acidez das frutas e o leite, causando a fermentação. E algumas frutas, como a pera e a maçã, se oxidam com mais facilidade, enquanto outras não. Então, na vitamina, pode não haver a soma dos nutrientes porque ocorre uma reação química. Mas a  escolha depende do ponto de vista e da necessidade vitamínica de cada um. O suco da fruta contém vários nutrientes. Misturado com o leite, irá gerar também uma fonte de cálcio, proteínas e, se o leite ou o iogurte for integral, gorduras.

E aí, vai açúcar ou não vai? O melhor é, sempre que possível, preparar as bebidas sem a adição de mel ou açúcar, aproveitando o próprio açúcar presente nas frutas, chamado frutose. E, na hora de escolher entre vitamina e suco, vale pensar em todas as qualidade nutricionais citadas acima. A dica é fazer a escolha segundo a preferência de cada pessoa. Ambos são ótimas opções para aumentar o consumo de frutas.

Comer fruta engorda?

Embora sejam leves e saudáveis, as frutas contêm frutose, que também é açúcar. E não é só isso. Abusar dos sucos e ou comer frutas à vontade tem lá suas implicações. O problema está em substituir a água por sucos. Assim, fica bem fácil extrapolar a quantidade de calorias. Quer ver um exemplo? Um copo de suco de laranja equivale a aproximadamente 140 calorias. Se você consumir quatro copos, ao final do dia serão 560 calorias. É por isso que os sucos devem ser utilizados como uma opção de lanche ou acompanhamento de refeição. Mais do que isso é exagero!

Gostou desse post? Se quiser saber mais clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas